Translate

INFANTILIZAÇÃO E ADUlTIZAÇÃO - O que tem de errado???

Depois de um longo tempo... graduação, a volta pra casa, um descanso... uma breve olhada nas redes sociais. Nessa pequena e primeira frase, já tem vários assuntos que possa comentar, mas primeiro é o que eu estou vivenciando e vendo nas redes sociais. A infantilização do idoso é uma delas... só porque ele usa frauda, tem comportamentos similares a de uma criança necessariamente ele se tornou uma??? . Mas a maioria ou quase todos os cuidadores de idosos tem essa "mania"... isso foi vivenciado diariamente:
_Levanta o pézinho para colocar a meinha...
_Vamos tomar bainho?
_Vamos cortar o cabelinho?
A curiosidade me invadiu diante disso, então perguntei o porque do inho, e inha...me responderam que era cuidado, carinho como se fosse um bebezinho... (o inho novamente).
Mas observando diariamente percebi que atras desse carinho, cuidado é a sensação de impotência diante de um idoso dependente e o cuidado diário dá ideia de alivio. É o minimo que se possa fazer.
Nada mais é que uma troca diante de doenças incuráveis que agrava muito mais a família do que o próprio doente, pois esse, já não tem consciência enquanto os familiares vê o processo lento sem poder fazer nada.
Agora infantilizar o idoso não é o certo, mas talvez seja o único recurso diante do que se ouve muito: é o minimo que posso fazer por ele, é cuidar! Mas não vejo razão para a adultização de crianças, se for pensar pelo viés de troca, não encontro nada, apenas a satisfação dos pais... Vejo o fim da infância, e o que seria dessas crianças sem infância? Mas primeiro será que esses pais sabem o que é infância??? A infância é fundamental para o desenvolvimento do individuo, é onde ele brinca, e o brincar proporciona a capacidade criativa de cada individuo através das brincadeiras, a capacidade de imaginar é alimento para inteligencia. A adultização de crianças hoje nada mais é que o retrocesso... durante 1900, não existia infância e adolescência, desde dos primeiros anos o individuo já era "treinado" para ser adulto...As vezes uma imagem vale mais que mil "lereia"... Apesar do retrocesso, é nítido que muita coisa mudou... as roupas ficaram mais sofisticadas, os assessórios também... mas é só isso que vejo. 
Porque depois de 113 anos, vejo crianças vestida como adultos! nada mais que isso!


0 comentários: