Translate

PSICOLOGIA, INSTITUIÇÕES E COMUNIDADES....

Descobrindo que a psicologia tem muito a ver com os aspectos sociais principalmente com as comunidades carentes, um trabalho realizado em um bairro na cidade de Patos de Minas mostra que é possivel a intervenção da Psicologia:

De acordo com o levantamento histórico da cidade de Patos de Minas, pela demarcação do meio urbano sobre seu desenvolvimento no tempo de vila, havia pouquíssimas ruas e praças. O primeiro levantamento topográfico da cidade, realizado pela Prefeitura Municipal, aconteceu por volta de 1935. Não tendo registro de data. Apenas registro de ruas centrais, bem como os bairros como a Rua Major Gote, por exemplo, denominava-se Desembargador Frederico. O Bairro da Chapada, agora denominado Lagoa Grande.
Além da parte central, a cidade de Patos de Minas tem muitos bairros. Dente eles estão o Bairro Brasil, Rosário, Sobradinho, Vila Garcia, entre outros e outros bairros são chamados de periféricos, sendo distantes, costumam ser formados em áreas invadidas e, geralmente, são desprovido de infra-estrutura e melhoramentos urbanos.
O levantamento histórico do Bairro Jardim Esperança foi pesquisado em vários sites de pesquisas como: o da Prefeitura Municipal, Blog do vereador Amarildo, IBGE, Câmara dos Vereadores e obtido apenas algumas informações como a classificação do Bairro como periférico, de acordo com algumas intervenções da Prefeitura Municipal foram possíveis algumas modificações. Com o levantamento metodológico fizemos uma  entrevista com o Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim Esperança que se encontra no cargo a três anos, e relata que para ser um bom presidente é necessário jogo de cintura pois no Bairro encontra-se diferentes classe sociais, e suas maiores dificuldades a serem enfrentadas é a falta de apoio nos projetos tanto prefeitura quanto outras entidades e principalmente o envolvimento do menor no uso de drogas, mas ressalta que agora o aspecto do bairro tem melhorado muito pois com o posto policial móvel e a batalha para conseguir alguns projetos para o Bairro como um novo postinho que iniciara as obras em 2012, o projeto já está aprovado na Câmara dos Vereadores, e 60 mil reais para reformar a quadra  de futebol.
As entrevistas com os moradores do Bairro Jardim Esperança trouxeram uma reflexão em cima das respostas, pois a maioria vive no mesmo local a mais de 10 anos e presenciou varias mudanças principalmente o aumento da criminalidade e um crescimento acelerado fazendo com que as casas ficassem umas perto demais das outras, mas a maioria dos moradores não mudaria do Bairro para outro porque eles têm tudo ali que precisam principalmente os conhecidos e já está acostumada com o ambiente, à mudança que eles fariam era em outra casa melhor, mas no mesmo bairro, um dos grandes problemas que vem acontecendo atualmente além das drogas são os pequenos roubos que estão acontecendo com grande freqüência, pois do lado está construindo um novo bairro: Sol Nascente, e com isso é um bairro sem infra-estrutura, que apenas é constituído por casas populares e com os relatos dos moradores iniciam os pequenos marginais.
A entrevista com a curandeira do bairro Dª J. , relata que faz esse tipo de atividade desde os tempos quando residia na zona rural e além dessa atividade exerce a de parteira e veio para o Bairro há quatorze anos, mas hoje em dia trabalha pouco devida a idade avançada 64a. Mas sempre que alguém bate em sua porta ela o socorre, sendo de dor de cabeça a qualquer outra patologia desde recém nascido a idoso.
A entrevista na Unidade de Saúde Dr. Paulo Correia Silva, situa-se juntamente com o CAIC, é o único posto de saúde que tem no Bairro com atendimento ambulatória de media complexidade, possui duas equipes com um médico, técnico de enfermagem, enfermeira cada equipe, uma possui 6 agentes comunitários e outra possui 7 agentes comunitário. Disponibiliza também de um Fisioterapeuta, dois Psicólogos, um Nutricionista, dois Dentistas e duas Recepcionistas.
A entrevista com a diretora do CAIC foi breve, mostrando-nos a instituição e os projetos pedagógicos do segundo tempo, ou seja, as crianças e adolescentes estudam de manhã e a tarde participa dos projetos como: educação esportiva, informática, letramento, caratê, capoeira. Além de disponibilizar da creche de tempo integral para os pais que trabalham o dia todo, recebem crianças de 0 a 3 anos.
Os levantamentos em relação à religião, infra estrutura mostra que é um bairro bastante diversificado, possuindo diversos modelos estruturais de casas como igrejas, sendo que a religião predominante é a evangélica e tem apenas um galpão onde celebrava as missas da religião católica que hoje funcionam as reuniões das pastorais.
Enfim, a visita o Bairro Jardim Esperança, percebo que foi uma ótima experiência de contato com a comunidade e também com os moradores deste bairro. Onde se pode ver a realidade vivida destas pessoas. Pelo o que foi observado é um bairro tranqüilo, mas precisa de algumas melhorias para a população. Como, melhorias na segurança, através da instalação de um posto policial, melhorias na saúde, oferecendo mais médicos a disposição da população no PSF, e melhorias na educação CAIC, m trabalho mais integrador entre alunos, escola, família e a populaça. Enfim, foi uma experiência boa.
Para outra percepção em relação ao Jardim Esperança, em considerações subjetivas posso considerar a diversidade das classes sociais a mistura entre o luxo e o lixo como uma metáfora social que completa a humildade de pessoas que procuram sobreviver diariamente em um ambiente voltado à escuridão política, e a luz de uma vontade imensa de lutar por aquilo que lhe é de direito e reivindicá-los. O maior problema enfrentado por essas
associações de bairro a meu ver é o preconceito dos grandes centros que julgam sem antes vivenciar o dia a dia desses moradores, são os famosos pré julgamentos. A experiência foi valida, tanto que a idéia errônea sobre a formação do bairro caiu diante dos meus olhos, pois o que vi foi exatamente um bairro como outro qualquer tendo seus lados negativos (criminalidade, trafico, drogas etc...) como os positivos (projetos sociais).
CAIC - Escola do Bairro Jardim Esperança que atende também outros bairros com projetos sociais, mobilizando a população juntamente com a escola.

0 comentários: