"Segundo a OMS (organização mundial de Saúde) cerca de 1 milhão de pessoas morrem em decorrência de suicídio. Ou seja, pede-se mais vida com suicidio anualmente do que em todas as guerras e homicídos no mundo.
O que leva alguem cometer esse ato? a resposta concreta é geralmente vazia. Mas segundo, as pesquisas realizadas a depressão encontra-se em primeiro lugar, seguido também do Transtorno Afetivo Bipolar."
"A prevenção do suicidio ainda não é tratada como prioridade, sendo um tema muito pouco discutido. O motivo talvez seja a velha desculpa de que a violência urbana é prioridade. Mas o problema maior é o medo do desconhecido estimula o silêncio, seja da autoridades responsáveis ou da própria sociedade que cala diante de uma morte voluntaria.
E no que diz respeito, há tres mortes de homens para cada mulher e elevação nos indice de morte voluntaria nos jovens entre 15 e 24 anos."
"Segundo os especialistas, o afunilamento das percepçoes, muito comum em niveis avançados em depressão, quando a pessoa está angustiada, com medo, desamparada..." O interessante que há pessoas com esse perfil ainda conseguem disfarçar todo esses sentimentos, e guardando somente para si, o que torna indissolúvel para o sujeito, e com as pressões do dia-a-dia se aglomera como uma bola de neve crescendo cada vez mais, a saída, o foco para tudo é o morrer, porque o desespero toma conta de todas as possibilidades, porque a crença de que não exista ninguém capaz de uma compreenção daquele momento angustiante... Então aperta-se o gatilho e tudo passa... tudo alivia...
FONTE: REVISTA PSIQUE CIENCIA & VIDA ANO VI Nº 38 (adaptaçao: Marina Lelis Ferreira da Silva)
0 comentários: