PSICOLOGIA EVOLUTIVA: CONCEITO,
ENFOQUES, CONTROVÉRSIAS E MÉTODOS
Jésus Palacios
PARTE I - O desenvolvimento psicológico
e seus determinantes fundamentais
ü Psicologia
Evolutiva (PE): - trabalha com a
mudança ao longo do tempo.
-
trata da conduta humana tanto em seus aspectos externos e visíveis como nos internos
e não-diretamente perceptíveis.
ü Diferença em
relação às outras disciplinas psicológicas:
1)
as mudanças estudadas pela PE têm um caráter
normativo[1] ou
semi-normativo. Em oposição aos fatores normativos, estão os fenômenos idiossincrásicos[2].
Ex.
1: fato de ser cuidado por alguém durante a primeira infância.
Ex.
2: uma criança, sem problemas aparentes de outro tipo e que cresceu em
circunstâncias normais, não entende nada da linguagem que lhe é dirigida quando
tem dois anos.
2)
as mudanças estudadas pela PE têm uma relação com a idade, com o período da vida humana em que a pessoa se encontrar.
Ex:
aquisição da identidade pessoal (saber quem sou, como me chamo, como sou) é
algo típico dos primeiros anos de vida.
A Psicologia Evolutiva é a disciplina que se dedica ao
estudo das mudanças psicológicas que, em uma certa relação com a idade, ocorrem
nas pessoas ao longo de seu desenvolvimento, isto é, desde sua concepção até
sua morte.
ü Algumas observações em relação ao conceito anterior:
1)
Idade: período em que habitualmente
dividimos o desenvolvimento humano - pré-natal; primeira infância (0 a 2 anos); anos da educação
infantil (2 a
6 anos); anos do ensino fundamental (6 a 12 anos); adolescência (até 20 anos);
maturidade (20 a
65 ou 70 anos) e velhice (após 65 ou 70 anos).
2)
Maturação: uma das características
típicas dos seres humanos é nascer com um alto grau de imaturidade que, de
maneira muito lenta e gradual, levará mais tarde à maturidade.
Ex:
o fato de a escolaridade obrigatória começar na maior parte dos países, entre
os cinco e os sete anos reflete a certeza de que é em torno dessas idades que
se está em condições maturativas suficientes para encarar as aprendizagens
escolares, típicas do ensino fundamental.
3)
Cultura: vacina contra o
etnocentrismo que consiste em acreditar que se pode aplicar a “todos” o que é
somente característico de “nós”.
Ex:
em relação a obrigatoriedade de escolarização entre os cinco e sete anos:
existem culturas em que a maior parte das aprendizagens ocorre no contexto
escolar, e outras em que a maior parte das aprendizagens ocorre em outros
contextos.
4)
Momento histórico: é necessário
fazer referência ao momento em que está acontecendo o desenvolvimento humano no
interior de uma determinada cultura.
Ex:
a escolaridade obrigatória nem sempre existiu em nossa cultura, assim como nem
sempre teve uma duração similar e um mesmo grau de universalização.
5)
Outras fontes de diferenciação entre uns
grupos e outros: a diversidade de vocabulário, a complexidade sintática[3] e
a riqueza semântica[4] da
linguagem que se aprende estão, em grande parte, condicionadas pela linguagem
falada no entorno familiar da criança.
6)
Traços e as características individuais:
os perfis psicológicos vão se tornando mais marcadamente individuais à medida
que nos distanciamos do ponto de partida de nosso desenvolvimento.
ü Disciplina tem três objetivos que são típicos de todos
os trabalhos científicos: DESCRIÇÃO,
EXPLICAÇÃO E PREDIÇÃO.
A PE se propõe à IDENTIFICAÇÃO e à DESCRIÇÃO dos processos de mudança que estuda, proporcionando
detalhes sobre em que consistem, como se manifestam, qual é o seu curso
evolutivo característico.
Mas a DESCRIÇÃO não é senão o primeiro dos
passos que torna possível chegar a uma correta EXPLICAÇÃO do processo de mudança a que se refere; uma EXPLICAÇÃO que com muita freqüência não
é única, mas está sujeita a diferentes hipóteses e interpretações.
Quanto melhor
descrito e explicado estiver um fato psicológico de natureza evolutiva, melhor
será a PREDIÇÃO que poderemos fazer
sobre ele e seu desenvolvimento.
Assim, quanto mais
soubermos a respeito de sua natureza e de suas causas, mais bem situados
estaremos para fazer indicações sobre sua melhora e otimização, isto é, para
procurar influir sobre ele de maneira positiva.
Referência:
PALÁCIOS, Jésus. Psicologia Evolutiva: conceito, enfoques,
controvérsias e métodos. IN: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. & COLS. Desenvolvimento Psicológico e Educação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 1.
Glossário:
ü
Inexorável
(p. 14): que não cede, não se move à compaixão, imparcial.
ü
Incipiente
(p. 14): que está no começo; principiante.
[1] Normativo: significa que os processos
estudados pela PE são aplicáveis a todos os seres humanos ou a grandes grupos
deles.
[2] Idiosincrásicos: referem-se ao que é
próprio de determinados indivíduos, sem que se possa considerar que, de modo
algum, caracterizam a todos eles ou a grupos importantes.
[3] Sintaxe: ramo da linguística
que estuda os processos generativos ou combinatórios das frases das línguas
naturais, tendo em vista especificar a sua estrutura interna e funcionamento.
[4] Semântica: estudo do significado,
em todos os sentidos do termo. A semântica opõe-se com frequência à sintaxe, caso em
que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se
debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso
(por exemplo, escritos ou falados).
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