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PSICOLOGIA EVOLUTIVA

PSICOLOGIA EVOLUTIVA: CONCEITO, ENFOQUES, CONTROVÉRSIAS E MÉTODOS
Jésus Palacios

PARTE I - O desenvolvimento psicológico e seus determinantes fundamentais

ü  Psicologia Evolutiva (PE): - trabalha com a mudança ao longo do tempo.
- trata da conduta humana tanto em seus aspectos externos e visíveis como nos internos e não-diretamente perceptíveis.

ü  Diferença em relação às outras disciplinas psicológicas:
1) as mudanças estudadas pela PE têm um caráter normativo[1] ou semi-normativo. Em oposição aos fatores normativos, estão os fenômenos idiossincrásicos[2].
Ex. 1: fato de ser cuidado por alguém durante a primeira infância.
Ex. 2: uma criança, sem problemas aparentes de outro tipo e que cresceu em circunstâncias normais, não entende nada da linguagem que lhe é dirigida quando tem dois anos.
2) as mudanças estudadas pela PE têm uma relação com a idade, com o período da vida humana em que a pessoa se encontrar.
Ex: aquisição da identidade pessoal (saber quem sou, como me chamo, como sou) é algo típico dos primeiros anos de vida.


A Psicologia Evolutiva é a disciplina que se dedica ao estudo das mudanças psicológicas que, em uma certa relação com a idade, ocorrem nas pessoas ao longo de seu desenvolvimento, isto é, desde sua concepção até sua morte.


ü  Algumas observações em relação ao conceito anterior:
1) Idade: período em que habitualmente dividimos o desenvolvimento humano - pré-natal; primeira infância (0 a 2 anos); anos da educação infantil (2 a 6 anos); anos do ensino fundamental (6 a 12 anos); adolescência (até 20 anos); maturidade (20 a 65 ou 70 anos) e velhice (após 65 ou 70 anos).

2) Maturação: uma das características típicas dos seres humanos é nascer com um alto grau de imaturidade que, de maneira muito lenta e gradual, levará mais tarde à maturidade.
Ex: o fato de a escolaridade obrigatória começar na maior parte dos países, entre os cinco e os sete anos reflete a certeza de que é em torno dessas idades que se está em condições maturativas suficientes para encarar as aprendizagens escolares, típicas do ensino fundamental.

3) Cultura: vacina contra o etnocentrismo que consiste em acreditar que se pode aplicar a “todos” o que é somente característico de “nós”.
Ex: em relação a obrigatoriedade de escolarização entre os cinco e sete anos: existem culturas em que a maior parte das aprendizagens ocorre no contexto escolar, e outras em que a maior parte das aprendizagens ocorre em outros contextos.

4) Momento histórico: é necessário fazer referência ao momento em que está acontecendo o desenvolvimento humano no interior de uma determinada cultura.
Ex: a escolaridade obrigatória nem sempre existiu em nossa cultura, assim como nem sempre teve uma duração similar e um mesmo grau de universalização.

5) Outras fontes de diferenciação entre uns grupos e outros: a diversidade de vocabulário, a complexidade sintática[3] e a riqueza semântica[4] da linguagem que se aprende estão, em grande parte, condicionadas pela linguagem falada no entorno familiar da criança.

6) Traços e as características individuais: os perfis psicológicos vão se tornando mais marcadamente individuais à medida que nos distanciamos do ponto de partida de nosso desenvolvimento.



ü  Disciplina tem três objetivos que são típicos de todos os trabalhos científicos: DESCRIÇÃO, EXPLICAÇÃO E PREDIÇÃO.

A PE se propõe à IDENTIFICAÇÃO e à DESCRIÇÃO dos processos de mudança que estuda, proporcionando detalhes sobre em que consistem, como se manifestam, qual é o seu curso evolutivo característico.
Mas a DESCRIÇÃO não é senão o primeiro dos passos que torna possível chegar a uma correta EXPLICAÇÃO do processo de mudança a que se refere; uma EXPLICAÇÃO que com muita freqüência não é única, mas está sujeita a diferentes hipóteses e interpretações.
Quanto melhor descrito e explicado estiver um fato psicológico de natureza evolutiva, melhor será a PREDIÇÃO que poderemos fazer sobre ele e seu desenvolvimento.
Assim, quanto mais soubermos a respeito de sua natureza e de suas causas, mais bem situados estaremos para fazer indicações sobre sua melhora e otimização, isto é, para procurar influir sobre ele de maneira positiva.

Referência:
PALÁCIOS, Jésus. Psicologia Evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias e métodos. IN: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. & COLS. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 1.


Glossário:
ü  Inexorável (p. 14): que não cede, não se move à compaixão, imparcial.
ü  Incipiente (p. 14): que está no começo; principiante.



[1] Normativo: significa que os processos estudados pela PE são aplicáveis a todos os seres humanos ou a grandes grupos deles.
[2] Idiosincrásicos: referem-se ao que é próprio de determinados indivíduos, sem que se possa considerar que, de modo algum, caracterizam a todos eles ou a grupos importantes.
[3] Sintaxe: ramo da linguística que estuda os processos generativos ou combinatórios das frases das línguas naturais, tendo em vista especificar a sua estrutura interna e funcionamento.
[4] Semântica: estudo do significado, em todos os sentidos do termo. A semântica opõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, escritos ou falados).

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