A psicopatologia requer procedimentos avaliativos e uma observação de modo bem sucinto em aspectos onde se observa e classifica os sintomas, e qual psicopatologia pertence observa-se:
· Na função da APARÊNCIA tendo como radical principal um aspecto geral que de acordo com os parâmetros de avaliação para higiene e cuidado pessoal, roupas e acessórios entre outros. Nas alterações quantitativas observa-se o cuidado com aparência sendo de forma exagerada de acordo com o contexto gerando uma mania, e nas alterações qualitativas analisa-se se está fora dos contextos, dos padrões, como algo bizarro, exibicionismo.
· Na função ATITUDE, o radical principal se caracteriza pela alucinação tendo como parâmetros de avaliação um interesse em ser ajudado e cooperação com o entrevistado e nas atitudes quantitativas, quando a entrevista se aprofunda há um desinteresse por parte do indivíduo como nas alterações qualitativas há uma oposição, cobrança, passividade, agressividade e repressão.
· Na função da CONSCIÊNCIA, se caracteriza como todo momentâneo da vida psíquica como parâmetros de avaliação a nível quantitativo e no campo qualitativo, nas alterações quantitativas há um relaxamento, cansaço, sonolência, confucionismo simples e oniroide; nas alterações qualitativas são os sonhos, confuso oniroide, sonambulismo, crepusculares.
· Na função da ATENÇÃO, está diretamente lidada a consciência, com parâmetro de avaliação a tenacidade e vigilância e nas alterações quantitativa: aparência – ausência, hipopicia- diminuição, hipes – aumento enquanto nas alterações qualitativas: rigidez da atenção, lateralidade;
· Na função da SENSOPERCEPÇÃO, S – físico passiva P – psíquica ativa, S – periférica objetiva, P – central subjetiva com parâmetros de avaliação da percepção tridimensional, extrojeçao, nitidez, frescor, estabilidade, não é influenciado pela vontade. Representação – bidimensional: introjeçao, impressão, falta de frescor, instabilidade, é influenciada pela vontade, C – corporeidade, E – extroversão, N – nitidez, F – fitidez, E - Estabilidade. Nas alterações quantitativas: Hipoestesia, hiperestesias, agnosias, anestesias, alucinação negativa, macropsia, micropsia, dismegalopsia, ilusão, pareidolia, alucinação, alucinação verdadeira, pseudo-alucinações e as alterações qualitativas: SENSAÇÕES SOB A LUCIDEZ DA CONSCIENCIA: * vivência alucinatória – alucinações, pseudo, alucinoses. Formas especiais de vivências formas orgânicas.
· Na função da MEMÓRIA, a forma de a Forma de adquirir e armazenar conhecimento do mundo. Anamnese (mnes) mnêmico. Psia,Gnose,estesia com parâmetros de avaliação: F – fixação, M – Manutenção,E – Evocação.R – Reconhecimento (passado). Nas alterações quantitativas: Amnésia (hipomnésia) anterógrada; Amnésia (hipomnésia) Retrograda; Amnésia (hipomnésia) retro anterógrada; Amnésia (hipomnésia) generalizada; Amnésia (hipomnésia) lacunar; Amnésia (hipomnésia) seletiva; Hiperminesia anterógrada; Hiperminesia retrograda; Hipermnsia lacunar; Hiperminesia seletiva. Nas alterações qualitativas: Alomnesia;Paramnesia; Dejavú e jamais vu; Criptomnésia;Ecmnesia;
· Na função da LINGUAGEM, há signos fonéticos e gráficos: Fala – fasia; Voz – fonia; Leitura – lexia; Escrita – grafia com parâmetros de avaliação na articulação, latência, volume, prosódia, quantidade, compreensão, repetição, expressão, leitura e escrita. Com alterações quantitativas: Afasias; Afasias motoras; Afasias sensoriais; Afasia de condução; Afasia global; Afasia transcortical; Afasia anamica; Agrafia; Alexia; Aprosodia; Hiperprosodia; Mutismo; Logorreia; Oligalalia; Hiperfonia; Hipofonia; Taquilalia; Braquilalia; Latência de resposta. Nas alterações qualitativas: Ecolalia, palilalia; Logclonia, Estereotipia, verbal, MussitaçaoNeologismos, Jagonofasias, Parafasias, Solilóquio, Coprolalia, Glossolalia, Maneirismo, Pedolalia, Para-resposta, Resposta aproximada (comum)
· Na função do PENSAMENTO os processo em que se estabelecem entre imagens perceptivas, memórias, imaginações e idéias. Observa-se o pensamento pela fala. Com parâmetro de avaliação: curso fluido pensamento, forma, conteúdo. Nas alterações quantitativas destaca-se: Aceleração do curso; (taquipsiquismo); Alentencimento do curso (bradipsiquismo); Interrupção do curso (bloqueiopsiquism). E nas alterações qualitativas: Fuga das idéias; Desagregação; Prolixidade – não chega à idéia real; Minuciosidade; Perseveraçao – não sai do lugar; Concretismo; Idéias delirantes; Conteúdo.
· Na função INTELIGÊNCIA, o radical principal é o avaliativo teste do QI, com parâmetros de avaliação na Compreensão verbal; Fluência para as palavras; Habilidades com os números; Orientação espacial; Memória; Rapidez perceptual; Raciocínio e as alterações quantitativas:
· Medidas: alta e media de 110/90; Diminui o retardo demência; Lentificaçao Inibição; Catatonia; Catalepsia; Furor; inquietação. E nas alterações qualitativas: Retardo mental; Demência; Delirium; Depressão; Esquisofrenia; Exopraxia; Esteriotipias; Flexibilidade ceracea; Maneirismo.
· Na função da IMAGINAÇÃO, com parâmetro de avaliação a criatividade tem como as alterações quantitativas a serem observadas como a Exarcebada na mania em outra psicose, Inibida na depressão demência e retardo.
· Na função VONTADE, com radical principal de bulia, e seus parâmetros de avaliação se destaca pela interação, analise, decisão, execução. Nas alterações quantitativas encontra-se enfraquecimento de impulso específicos anorexia, insônia, perda da libido;
Intensificação de impulsos específicos; Polipsia; Bulimia; Hiperfagia; Aumento libido. E nas alterações qualitativas: Atos impulsos; Intensidade dos impulsos; Capacidade de inibição salta da interação para ação; Atos compulsivos ou compulsão; Comportamento desviantes em reação aos impulsos desvios autoperservação; Antitendencia sugestionabilidade; Negativismo; Reação do ultimo momento.
· Na função do PRAGMATISMO, com parâmetros de avaliação: mais adequação do comportamento para atingir os objetivos e as alterações quantitativas: Apragmatismo, hipopragmatismo e as alterações qualitativas: prag, hipo, A.
· Na função da PSICOMOTRICIDADE, com radical principal de praxia e cinesia, os parâmetros de avaliação se destacam pelo gestos e a posição do corpo; movimentos realizados pra executar em ação, Repetição de movimentos, Capacidade de executar ordem. As alterações quantitativas e qualitativas observam-se: abolição; apraxia (ideomotora e idiomotora); problemas neurológicos; Perda da capacidade de realizar movimentos simples; Acinesia abolição completa da motricidade;
Hipocinesia exaltao psicomotora; ideativa.
Na função do AFETO, com radical principal: timia, e os parâmetros de avaliação da Intensidade, Duração, Alterações fisiológicas: modulação, conteúdo, qualidade. Nas alterações quantitativas e qualitativa observa-se: Hipertimia – duração, hipotimia, atimia, fabilidade, incontinecia afetiva, rigidez, paratimia, ambitimia, neotimia.
Na função do AFETO, com radical principal: timia, e os parâmetros de avaliação da Intensidade, Duração, Alterações fisiológicas: modulação, conteúdo, qualidade. Nas alterações quantitativas e qualitativa observa-se: Hipertimia – duração, hipotimia, atimia, fabilidade, incontinecia afetiva, rigidez, paratimia, ambitimia, neotimia.
· Na função de ORIENTAÇÃO, com parâmetros de avaliação Tempo, Espaço, Identificação de pessoas, Situacional e nas alterações quantitativa e qualitativas observa-se: Desorientação confusional, Desorientação apática, desorientação delirante, desorientação por déficit intelectivo, desorientação por estreitamento consciente. Falsa orientação confuso-oniroide, falsa orientação paramnesica Falsa orientação delirante, falsa orientação estreitamento da consciência.
· Na função da CONSCIÊNCIA DO EU, os parâmetros de avaliação são as Atitudes, Existência, Identidade, Unidade, Limites e nas alterações quantitativas e quantitativas observa-se: alterações da consciência da existência do eu; desorientação altopsiquica. Alterações da consciência do eu da atividade do eu; alterações da consciência na unidade do eu; alterações da identidade do eu; A.C. dos limites do eu.
· Na função PROSPECÇÃO, os parâmetros de avaliação Expectativa do futuro, Equilíbrio dos planos, nas alterações quantitativa e qualitativas há ausência de planos, ´perseverança dos planos. Otimista
· Na função Consciência DE MORBIDADE, o parâmetro de avaliação, se baseia na consciência de comportamento anormal, consciência da doença mental, consciência da não doença física e nas alterações quantitativa e alterações qualitativas há uma ausência da consciência parcial.
0 comentários: