Primeiramente é necessário conhecer o conceito sobre equoterapia como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas de deficiências e ou de necessidades especiais. Essa interação entre o cavalo e o praticante permite uma auxilio no mundo sensorial e no emocional. Mas para fazer avaliações respeitando as limitações e potencialidades prestando ajuda a equipe na elaboração do plano de tratamento, estando atento às alterações de comportamentos e dos sentimentos desencadeados será necessário a intervenção de um psicólogo. Os exercícios psicomotores têm como um objetivo a interação do sujeito com o meio físico, trabalhando relação que se estabelece entre a consciência deste e o mundo que a cerca mostrando a importância do movimento como um componente essencial da estrutura psicológica do eu.
Com isso a psicomotricidade traz uma grande importância na equoterapia fornecendo elementos para que o praticante possa construir seu desenvolvimento global, através de seu próprio corpo e da relação do corpo com o próprio ambiente. Tocando, apalpando, correndo, cheirando, observando, que a criança desenvolve seu físico, realiza seu conhecimento, elabora seus conceito, despertando suas emoções, enfim, percebe o mundo que acerca e constrói um mundo interior, trazendo conceitos relacionados ao esquema corporal possibilitando a pratica de tomar consciência do corpo por intermédio da experiência corporal, podendo perceber o mundo a sua volta.
A importância da psicomotricidade na equoterapia envolve o ritmo estimulado pela passada do animal, o uso de objetos sonoros e sons produzidos pelo ambiente, a percepção é estimulada pelo tato e demais sentidos, a cognição faz com que o praticante classifique, ordenem,analise e solucione problemas. A atenção se torna uma concentração eletiva da atividade mental e a concentração dirige a atenção para alguma coisa durante um tempo considerável.
Por fim, a équoterapia pode ser considerada também um parâmetro de controle ambiental para ajudar na reorganização de um movimento, levando a novos padrões de movimentos coordenados, trazendo benefícios psicomotores como: melhoramento no equilíbrio, coordenação motora, melhora a postura, adequação do tônus muscular relaxamento ou aumento do tônus, linguagem, fala entre outros. Também traz benefícios físico, sociais psicológicos e psicopedagogicos.
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