Translate

SINAIS, SINTOMAS MAIS SIGNIFICATIVOS DA PSICOPATOLOGIA E SUAS FORMAS.


De acordo com estudos exploratórios e analíticos, embasados nos conceitos teóricos, como, BLEULER (1911) que referiu o termo esquizofrenia pela primeira vez. Para ele os sintomas fundamentais desta doença seriam a perda de associação entre as diferenças funções psíquica, ambivalência afetiva, embotamento afetivo e autismo
Como fonte de varias abordagens, foi possível averiguar no filme: UMA MENTE BRILHANTE, uma breve análise, no autor principal e sua psicopatologia, não deixando de ressaltar os fatores desencadeantes como os aspectos psico-sociais.
  Os sintomas mais óbvios e importantes analisados no paciente sejam os cognitivos principalmente a esquizofrenia (CID – F20.0 - A esquizofrenia paranóide se caracteriza essencialmente pela presença de idéias delirantes relativamente estáveis, freqüentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou são relativamente discretos.) que durante sua vida acadêmica, Jonh sofria varias alucinações, que são experiências perceptuais sem fundamentação na realidade, mas que para ele se tratava do real. Em relação aos seus delírios (CID- F22.0 -  Transtorno caracterizado pela ocorrência de uma idéia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida. O conteúdo da idéia ou das idéias delirantes é muito variável. A presença de alucinações auditivas (vozes) manifestas e persistentes, de sintomas esquizofrênicos tais como idéias delirantes de influência e um embotamento nítido dos afetos, e a evidência clara de uma afecção cerebral, são incompatíveis com o diagnóstico. Entretanto, a presença de alucinações auditivas ocorrendo de modo irregular ou transitório, particularmente em pessoas de idade avançada, não elimina este diagnóstico, sob condição de que não se trate de alucinações tipicamente esquizofrênicas e de que elas não dominem o quadro clínico.) Possível também analisar em relação ao seu comportamento delirante de perseguição nos quais o indivíduo. Uma presença de inundação cognitiva, ou seja, uma sobrecarga de estimulo demonstrou claramente a pressão de ser ou sobressair aos colegas, prestando atenção em tudo ao seu redor e dentro delas... Em relação ao humor, podemos observar o relacionamento com sua esposa mostrando pouca resposta emocional ou nenhuma... Comparando de maneira negativa, caracterizada por uma ou mais vozes havendo um diálogo como se fosse real.
No decorrer do filme, John se depara com alucinações auditivas e visuais. Vivendo diariamente uma constante alucinação em tudo o que vê e ouve, criando o seu próprio mundo, acreditando que trabalhava para o pentágono (governo dos Estados Unidos) como agente secreto e que lhe foi implantado um chip para as demais missões que ele era convocação para decifrar códigos secretos.
Nas fases da esquizofrenia encontramos na fase prodrômica, na qual John apresentou uma trajetória decrescente passando para uma fase ativa onde os padrões de delírios, distúrbios de pensamento e linguagem tornam-se identificáveis e comportamento tornou-se mais grosseiro e desorganizado, quando John apresentou perante a classe depois de certo atraso. Passando rapidamente para fase residual que é semelhante à fase prodrômica em que os sintomas tornam-se menos claro, fazendo com que as pessoas que convivesse no seu ambiente ficassem perturbadas e sem resposta para o tipo de comportamento de John até que ele é hospitalizado e referido a fase crônica, que tem pouca habilidade social mesmo depois do tratamento.
Nos tipos de esquizofrenia, foi observado a do tipo desorganizado que apresentam sintomas de humor embotado, inapropriado ou tolo, apresentando socialmente retraído e apresentam delírios. No tipo paranóide foi observado os delírios de perseguição e grandiosidade, alucinações.
Para o tratamento da esquizofrenia, há varias abordagens que contribuem com o melhoramento do paciente, sendo que no filme foi usado tratamento de eletro choque e insulinoterapia, mas no caso de John, a intervenção de psicoterapia contribuiria pelo fato que se trata de uma terapia onde a meta é ajudar o paciente a atingir seus insights sobre as causas das dinâmicas dos seus transtornos para que ele pudesse superá-los, observando no filme que foi imprescindível a companhia da esposa que o tempo todo ficou presente durante suas alucinações o que contribuiu para uma melhora significativa. Mas, também era necessário um tratamento multidisciplinar para um melhor resultado. Como nas abordagens fisiológicas com terapia com drogas neurolépticas juntamente com a psicoterapia.

0 comentários: