Translate

TRAGÉDIA CLIMÁTICA - O QUE A PSICOLOGIA TEM COM ISSO?

Tanto quanto o socorro medico, suporte de alimentos, é a ajuda psicologica às vitimas do clima. Reorganizar a comunidade para que a vida volte ao normal e atender os paciente com estresse pós traumático.
Há tanta dor provocada não só pela tragédia, mas pela morte de ente queridos, perdas materiais e marcas físcas e psicológicas que em um cenário devastado surgem milhares de vida sendo divida pela dor e pela superação.
O que ocorre no primeiro momento é a desorientação, tendo um deslocamento interno muito intenso, com perda da esperança e fé de imediato com um ciclo de trauma onde uma boa intervenção psicologica ajudaria a retomar a normalização. Um resgate de suas raizes, de suporte do que é conhecido. Numa fase posterior, entra o tratamento psicologico.
Mas é muito importante que essas vitimas tenham de primeiro momento, asseguradas e informadas com um suporte social mesmo que voluntario, para que essas nao se sintam desamparadas em um momento conturbado, também formados pelos proprios cidadãos...
É muito importante o ouvir, principalmente a religião não pode ser deixada de lado, pois pode dar esperança para que essas pessoas possam recomeçar do zero, pois algumas pessoas que sofrem algum trama desenvolvem quadros psicoticos, tendo como um dos sintomas o isolamento, irritação entre outros.
Nas sequelas emocionais é muito comum as pessoas não esquecer o tipo de experiencia ocorrido, passando por um trauma intenso, mas isso não indica que a pessoa ficará imovel diante da vida. O nivel psicotico pode ser passageiro a longo prazo, isso vai depender dos fatores predisposto ao sujeito que pode até desencadear uma depressao ou/e transtorno de pânico.
O importante é a superação, pois o estresse pós traumatico é de longo prazo que varia da intensidade do impacto da tagedia trouxe na vida do individuo. O importante é a solidariedade com essas pessoas e a demostração diaria de que elas não estão sozinhas e desamparadas e que é possivel recomeçar...

0 comentários: